terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um post sobre o voo das borboletas!

  e outras criaturas que rastejam...

Alguns dias atras estava eu andando errantemente pelo local em que trabalho (é eu não tenho muito o que fazer lá mesmo rsrsrs) e acabei por ver algo que me chamou a atenção: uma enorme borboleta (morta, diga-se de passagem) caída no chão pouco a minha frente.

Bem, aquilo me chamou a atenção devido ao tamanho do inseto, que era maior que a minha própria mão, aquilo me chamou a atenção e despertou minha curiosidade, e acabei por fotografar o bicho, olhe ai a imagem:


Após retornar ao meu lar, decidi fazer uma busca na internet, com o intuito de identificar de qual espécie seria a borboleta gigante. E foi frustrante...


É incrível como é difícil achar material sobre espécies brasileiras, tudo bem que tem aquelas coisas que países mais desenvolvidos tem mais recursos para serem investidos em pesquisas cientificas cuja finalidade é apenas aumentar o saber, mas até em sites brasileiros, escritos por brasileiros, você vê uma maior descrição de espécies norte-americanas e europeias, mesmo sendo que aqui existem espécies bem mais interessantes...


Bom depois de um bom tempo pesquisando... finalmente achei um site no qual descobri algumas informações sobre esta espécie de inseto:

Primeiro, não é uma borboleta, mas sim uma mariposa (oooohhhhhh), pertencente a família Saturnidae, que compreende alguns dos maiores insetos deste tipo, e por fim, ao que parece este que encontrei pertence a espécie Rothschildia aurota, uma espécie grande (a que eu achei deveria ter uns 15 cm de envergadura) que é natural da região da Mata Atlântica.



bem, apenas para constar, o site que encontrei sobre espécie de borboletas nacionais é o Lepdoptera Brasiliensis, o qual possuí um CATALOGUS com diversas espécies da nossa fauna e alguma informação sobre elas. Quem quiser conferir segue aqui um link <- (o link tá na palavra link rsrsrsrs)



Outras mini-criaturas

Bem achei que seria interessante também citar algumas outras pequenas criaturas da fauna tupiniquim, pois sei lá, não sei, mas deve haver outras pessoas como eu que queiram identificar os animais que vivem no nosso próprio país que podemos encontrar perto de casa.

Uma curiosidade é que a única obra que encontrei sobre entomologia (nome que se dá ao estudo dos insetos) focada às espécies brasileiras foi o chamado "Insetos do Brasil" (uma obra colossal, diga-se de passagem...) escrito em 1939 pelo pesquisador Ângelo Moreira da Costa Lima, e praticamente tudo o que se escreve sobre este assunto em nosso país tem como base sua obra. Tal obra fora digitalizada e encontrase disponível em formado pdf e para download gratuito em



Bem planejo expandir mais sobre este assunto (e também sobre animais de outros grupos, focando a fauna nacional claro), até porque animais (e biologia de forma geral) são uma das minhas paixões, mas vou deixar isso para uma próxima, pois tal post exigiria uma boa pesquisa... e não tô afim de fazer isso agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário