segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mais uma data comemorativa que ninguém comemora


    até por que não é feriado

Dia 19 de novembro (faltando 32 dias para o fim do mundo) é mais um daqueles dias comemorativos que poucos conhecem e que ninguém comemora:


O DIA DA BANDEIRA!!!


Bem, além de ninguém conhecer esta data, outro ponto que ninguém conhece foram as diferentes bandeiras que se utilizaram para representar a nossa terrinha deste que isso aqui deixou de ser Pindorama e começou a ser chamado de Brasil... Praticamente a cada período de nossa história foi usada uma bandeira diferente.


Bem, como não tinha o que fazer, resolvi reunir ditas bandeiras bem aqui ó:



Bandeira do Brasil colônia:

Esta era a bandeira que Portugal passou a utilizar para representar sua colônia sulamericana à partir de 1530, sendo considerada a primeira bandeira do Brasil. 

Não sei o significado de nada nela (apesar de achar ela bem legalzinha), a não ser a cruz lusitana no topo do globo que era o simbolo da família real portuguesa.






Bandeira usada pelo Reino Unido:



No inicio do século XIX, um tal de Napoleão Bonaparte estava tentando dominar o mundo toda Europa, quando os franceses se voltaram contra o reino de Portugal, a família real decidiu ficar a salvo do outro lado do oceano, assim, em 1808, a capital do império português foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro, assim o Brasil deixou de ser uma simples colônia e se tornou parte inclusa do reino lusitano.

Pouco depois, em 1815, fora mudado o nome do país para Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, só pra ficar mais legalzinho e justificar a transferência da capital... Pra quem não sabe (ou seja todo mundo), Algarves é um pequeno território no extremo sul de Portugal de maioria muçulmana, que tinha um titulo de reino autônomo, embora não possuísse qualquer autonomia do governo português, tal "reino" foi totalmente incorporado a Portugal depois do fim do Reino Unido, que foi quando o Brasil se tornou independente...



 Bandeira do Império:


Em 1822, acontece uma revolta popular em Portugal, a monarquia absolutista é substituída por uma constitucional (seja lá o que isso quer dizer...) e decidem acabar com o Reino Unido, e fazer o Brasil voltar a ser colonia.

Porém, aqui nas terras tupiniquins, tinha uns fazendeiros ricos que tinham gostado dessa coisa de Reino Unido, porque, em tal governo eles podiam vender o que produziam diretamente para outros países (principalmente Inglaterra e EUA, que eram os principais clientes), o que dava bem mais lucro do que a economia de colônia, na qual o Brasil venderia seus produtos a preço de custo para Porugal e este revenderia aos outros países.

Não querendo diminuir seus lucros, e assim correr o risco de ficar um pouco menos ricos, os ricos fazendeiros brasileiros decidiram convenceram tal de D. Pedro a declarar independência do Brasil ante Portugal . O rei de Portugal (que coincidentemente se chamava Manuel) não era assim tão burro, e viu que era melhor que o Brasil ficasse independente com seu filho governando do que eles corressem o risco de perder o território definitivamente... 

Assim, foi declarada a independência e surgiu o Império do Brasil, com uma bandeira nova também. 


Os Estados Unidos do Brasil!

Parece um pouco com uma piada, mas sim, esse foi o nome que deram para o "novo" país após a proclamação da republica, em 15 de novembro 1889. Com uma nova fase em nossa história surge também uma nova bandeira, e como não é difícil perceber que os revolucionários republicanos pagavam uma pros americanos, olha a bandeira que eles queriam para nosso país...

E de fato esta foi a bandeira da republica por 4 dias, até que em 19 de novembro de 1889, foi desenhada a bandeira oficial da nova República (que continuou chamando Estados Unidos do Brasil...)


E finalmente, a bandeira oficial:


Por fim, no dia 19, criou-se a bandeira que se utilizaria até nossos deias (e provavelmente vão continuar usando...). Além disto decidiu-se que este dia (19 de novembro) deveria ser instaurado como Dia da Bandeira, para homenagear este nosso simbolo nacional (mas ninguém deu a mínima pra isso...).



A qual fora feita simplesmente substituindo o brasão imperial por uma esfera com o "mapa astral" do Brasil na noite em que se proclamou a republica... Coisa dos tais positivistas (que eram só uns riquinhos desocupados que não faziam nada da vida a não ser ficar divagando sobre coisas sem sentido... nossa me soou um pouco familiar... rsrsrs)


Sobre as estrelas:


Como todos sabem, as estrelas representam os estados e o Distrito Federal, porém a estrela solitária acima da faixa branca (ao contrário do que se podeira supor pela lógica) não é o Distrito Federal, mas sim o Pará... O motivo deste isolamento d estrela do Pará era porque, na época, a capital do Pará (Belém) era a que ficava mais ao norte do Brasil...

Sendo que a que representa o DF ŕ aquela bem pequenininha, quase a ultima da metade de baixo da esfera azul...

Outra curiosidade é que as estrelas do Cruzeiro, que ficam bem no meio da bandeira, representam os estados considerados os mais importantes do país, que seriam Bahia (a de cima), Minas Gerais (a da esquerda), Rio de Janeiro (da direita), São Paulo (embaixo) e Espirito Santo (a menorzinha).

Outra coisa, as estrelas também não estão jogadas aleatoriamente na bandeira, elas formam o desenho de quatro constelações: Cão Maior (à esquerda, que representa Roraima, Amapá, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins), Cruzeiro do Sul (no meio), Escorpião (a direita, que representa os estados do Nordeste) e Triângulo (entre o Cruzeiro e Escorpião, que representa os estados do Sul); mais algumas estrelas isoladas pra representar os demais estados.


bem finalizando, cabe comentar que a bandeira original de 1889 tinha apenas 21 estrelas, depois foram se acrescentando os outros estados, a saber:

  • Em 1960, foi acrescentada a estrela do Estado de Guanabara (que atualmente esta fundido com o Rio de Janeiro);
  • Em 1968 foi acrescentado o Acre;
  • e em 1992 foram acrescentados Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.


E aqui estamos nós, nossa bandeira e nossa total falta de identidade nacional... Bem feliz dia da Bandeira!




s

Nenhum comentário:

Postar um comentário