quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um ano de Wii U... O que achar...


Bem, estamos em novembro, época que eu lembro que faz um ano que tive a ideia estúpida de escrever um blog... e aqui estou eu, ainda escrevendo nele... Mas isto não tem importância, e nem interessa a mim mesmo.


Mas bem, também é em novembro que se comemora um ano do lançamento do novo console da Nintendo, o Wii U, por coincidência também é este mês que ele será lançado oficialmente aqui no Brasil.


Apesar do lançamento dele em nosso país estar programado apenas para o final deste mês, eu já sou um feliz proprietário de um deles (é claro que eu não fui um destes fanáticos que o compraram assim que saiu, eu esperei alguns meses até que encontrei um por menos da metade do preço que pediam no lançamento).


Bem como estou um pouco mais desocupado do que de costume, decidi escrever algumas considerações sobre este assunto.


Bem muitos já vem chamando este novo console de "fracasso", e é claro que eu não sou nenhum alienado, considerando que a própria Nintendo já admitiu ele estar com vendas bem baixas, mas a verdade é que a situação não é tão ruim quanto os alarmistas de plantão podem querer fazer parecer.


Diferentes kits para diferentes gostos, uma boa estratégia, não acham?


Actualmente as vendas estão baixas, e isto é fato. Mas também é fato que o console até que vendeu bem (para se ter uma ideia, em seu primeiro ano o WiiU chegou a vender mais que o PS3 no primeiro ano dele). A questão é que o novo console da Nintendo teve uma das maiores pré-vendas da história dos consoles (infelizmente os níveis de vendas não se mantiveram, mas fazê o que né...). Para se ter uma noção da quantia de encomendas deste console, basta reparar que estava planejado um lançamento mundial para novembro do ano passado (vulgo 2012), porém, devido ao auto número de encomendas, a Nintendo teve que desviar as unidades reservadas para mercados secundários (sim, dentre eles o Brasil) e lançar o console apenas nos EUA, Europa e Japão.



Outro ponto que se pode usar para se ter uma ideia do excepcional volume de vendas no lançamento deste console, foi a antecipação dos concorrentes no lançamentos de seus consoles Next-Gen. O fato é que a Sony não planejava lançar seu PlayStation 4 antes de 2015 (e a Microsoft mantinha segredo absoluto quanto ao seu novo console), o lançamento antecipado (que também ocorrerá neste mês, diga-se de passagem), e inclusive seu anúncio antecipado (no começo deste ano), foram uma estratégia para sufocar as vendas da concorrente (o que de fato realmente funcionou, pois se observou uma queda drástica nas vendas e encomendas da Nintendo após o anúncio). E foi desde então que as vendas se mostraram fracas.



Mas o fato é que se observa algumas reações. O fato é que o console ainda não tem muitos jogos, e o principal, não tem muitos exclusivos e nem próprios da Nintendo (os quais seriam os motivos principais que levariam alguém a comprá-lo). Basta observar que os títulos lançados junto com o console (em sua grande maioria)  eram relançamentos de jogos que já existiam em outros consoles (a saber, PS3 e Xbox360), logo não eram novidades e não chamariam tanto a atenção. Porém observa-se o potencial quanto a Nintendo lançou o seu primeiro jogo próprio no console: Pikmin 3, o qual nem é uma das séries realmente importantes da Nintendo, mas conseguiu rapidamente estar entre os 10 games mais vendidos do Reino Unido (e provavelmente de outros locais também, mas eu só vi mesmo foi a lista inglesa). Logo é esperado grande resultado com os lançamentos maiores da Nintendo. Considerando que junto com o "lançamento mundial" do WiiU também será lançado o novo jogo do Mario (que nem precisa falar que é a maior série da Big N), o tal de Super Mario 3D World (sinceramente, eu não estou esperando este jogo, mas pelo que se observa ai pela rede, são muitas as expectativas para ele), as expectativas não são ruins.


Uma das promessas de salvação para o WiiU?



Além disto, outros dois "grandes nomes" da Nintendo já estão anunciados, que seriam Super Smash Bros e Mario Kart, além de já estarem rolando boatos de um novo Legend of Zelda (não, eu não estou falando de Wind Waker HD!). Além dos próprios da Nintendo, também já há a programação dos games da Sega que serão exclusivos do console, ou seja, os novos Sonic e Bayonetta (que parecem também estar sendo bastante aguardados, embora eu admita que não compartilhe o entusiasmo).


E o que estará por vir?
Além disto, agora também a Nintendo esta investindo em lançar os chamados bundles, ou seja, kit com o console, pelo menos um jogo e, geralmente, um controle adicional. Uma coisa interessante é que alguns deles parece voltar a antiga formula dos consoles que vinham com dois controles (considerando o GamePad e um Wiimote ou Pro U Controller, que vem nos bundles), o que é sensacional, visto que o WiiU tem se mostrado como sendo um console familiar onde a "família jogaria junta" (acho que ter mais de um controle ajuda nesta ideia...).




Quem diria, um vídeo-game que vem com dois controles...
Ou seja, a situação realmente não está das melhores para o WiiU, mas ao que parece a tendência é que melhore ao menos um pouco. Considerando também que com o lançamento do final deste mês o console finalmente chegará oficialmente a alguns mercados significativos de jogos que até então ele se mostrava ausente, tais como o México e o Brasil (sim, o Brasil, para quem não sabe nosso país é o quarto maior consumidor de video-games do mundo, o que o faz um mercado muito considerável).




Bom eu estava pensando em acrescentar aqui também uma lista dos games de WiiU que eu já joguei e tecer alguns comentários sobre eles, mas deu preguiça, assim acho que vou fazer ela aos poucos e depois publico aqui como um novo post...





Nenhum comentário:

Postar um comentário