terça-feira, 19 de março de 2013

E no que deu a “Primavera Árabe”?

Alguém lembra de uns tempinhos atrás a cobertura que a mídia estava fazendo (quase que festejando) dos protestos que parte da população de alguns países árabes muçulmanos estavam fazendo?


Alguns protestam, outros tomam refrigerante...
Bem, legal, lembro que quanto os protestos ocorriam, havia uma cobertura massiva da mídia, todos “comemorando” a “vitória da democracia” e a “libertação do povo” naqueles países... Mas hoje, ninguém mais comenta sobre isso... Fiquei curioso quanto a isso e resolvi pesquisar por conta própria, e descobri o motivo da mídia parar de cobrir este ocorrido. Simplesmente por que ele faiô! rsrs



Bem, para se entender o que ocorreu, é preciso saber o que acorreu (que redundância!). Ai, vamos analisar um resumão e ver algumas consequências também: 


  1.  Tudo começou na Tunísia, onde, devido a falta de emprego e condições de vida decentes, um homem chamado Mohamed (que por coincidência é o nome mais comum do mundo) se matou, o que motivou diversos protestos contra o então governante (chamado de ditador) Ben Ali. Como resultado o governo de Ben Ali terminou, ele fugiu, mas mesmo assim, foi preso por ser um politico corrupto. A Tunísia continuou com o mesmo regime de governo, mas novos governantes foram eleitos. Foi a única parte de "revolução" que realmente deu certo, talvez por não contar com a interferência dos "ocidentais" (ou seja, não ter nenhum estrangeiro tentando fazer os tunisianos se tornarem americanos). Após estes protestos, outros se espalharam pelos países vizinhos, vejamos os mais importantes.

  • No Egito, diversos protestos ocorreram exigindo a renúncia do ditadorpresidente Mubarak, questão à qual os ocidentais (leia-se "americanos") foram contrários, por que o tal Mubarak era um dos poucos governantes do mundo árabe aliado aos E, U e A, que na verdade era "aliado" em troca do comercio de armas (possivelmente com desconto rsrs). Olha que engraçado a ironia, o "grande defensor da democracia" em nosso mundo, financiava e apoiava um "ditador árabe", o qual atacou manifestantes que pediam por democracia com armas "MADE IN USA". A revolução não deu muito certo... Murabak, quer dizer Mubarak (oh nominho, hein) renunciou após muita negociação (e tentativas americanas de impedir isto), porém até agora a transição de governo no Egito está problemática...

  • A Líbia, foi o grande palco do espetáculo da Primavera árabe, ali a população se rebelou contra o governante Muammar al-Gaddafi, o qual (ao contrário de Mubarak) não era miguxo dos americanos, então esta parte da revolução contou com total apoio da "ONU", que inclusive permitiu aos E, U e A fazer coisas totalmente proibidas, como por exemplo distribuir armas militares para civis. O resultado, uma guerra civil, onde al-Gaddafi (mesmo recorrendo a mercenários) foi derrotado e morto. O pais chegou a até ganhar uma nova bandeira (e os americanos também conseguiram o que queriam: vão comprar petróleo mais barato!). Atualmente, diferentes grupos líbio lutam entre si (com as armas que os americanos lhes deram) para ver quem assumirá o governo, ou seja foi a que mais faiô...
    A nova bandeira da Líbia, agora já não temos nenhum país cuja bandeira possuí uma única cor...


  • Também houveram protestos no Iêmen, que acabaram com a renúncia a tentativa de reeleição do presidente Ali Abdullah Saleh (que só governava o país há mais de 30 anos...), não fui muito coberto pela mídia, talvez por que já estavam prevendo que o Egito e a Líbia iam dar em caca... Também ocorreram alguns protestos no Marrocos, Omã, Argélia, Jordânia, mas não foram tão "grandiosos", ou pelo menos não deram audiência, então a mídia praticamente não os cobriu, e também não causaram tanta diferença, afinal protestos contra o governo acontecem, né. Também houve protestos no Iraque, mas estes eram contra os americanos que ocupavam seu país e o governo fantoche que eles impuseram ali, e aquela bagunça que rola na Síria até agora (mas que os americanos apoiam o ditador governante não o "povo", por isso não faz o mesmo que na Líbia)


Bom resumindo, alguns governos corruptos (isto é impreciso, por que todo governo tem corrupção, em diferentes níveis, mas sempre tem) foram derrubados, alguns substituídos por melhores, outros por piores (na Egito e na Líbia já se ameaçam novos golpes e ditaduras militares, por exemplo). A vida do povo mesmo, dificilmente irá mudar algo significativo, e, se mudar, o mais provável é que vai ser pra pior... Muitos comentaristas dizem que a "Primavera Árabe", já está sendo substituída por um "Outono Árabe", de instabilidades politica, econômica e social, em muitos casos ainda piores do que estavam antes, da qual apenas potências ocidentais (leia-se americanos e alguns europeus) estão se dando bem.


Olhe só, os defensores da liberdade, Heil EUA!