sábado, 4 de junho de 2016

Instalando Java no Ubuntu (Linux) - e TuxGuitar!!!

Agora mais um post da série: QUER USAR LINUX? ENTÃO APRENDA A MEXER NO TERMINAL!


Desta vez um post rápido e simples, pois estou bem sem tempo ultimamente, e pra ser totalmente sincero, este post é baseado (na verdade apenas uma atualização do tutorial do blog FalaFera, que é muito melhor qu eeste aqui, diga-se de passagem, para ver o original, o que eu recomendo, clique aqui).


Bem, vamos logo para o que interessa, o que se deve fazer para instalar Java no linux (ou pelo menos no Ubuntu 16.04, que é o que estou usando neste exato momento), deve-se abrir um Terminal e digitar o seguinte comando:


sudo apt-get install icedtea-netx


E depois digitar sua senha (por ser um comando sudo...), após isso vai se iniciar a instalação, solicitar sua confirmação, basta teclar S e depois dar Enter... e após algum tempo, pronto, está instalado!

Exemplo do que deve ser feito...

MAS PRA QUÊ ISSO?


Bem, eu não sei o por quê de você querer Java no seu computador com Ubuntu, talvez queira estudar esta linguajem de programação ou sei lá... mas no meu caso foi para poder utilizar o programa TuxGuitar, uma versão OpenSource do famoso GuitarPro (se você não sabe o que é, existe sites como Google e Wikipédia pra descobrir...).


Caso você também queira o TuxGuitar no seu Ubuntu, você pode baixá-lo neste Link: download do TuxGuitar para Ubuntu (a propósito, também há versões para Windows e MAC dele)



Embora, este seja o motivo pelo qual EU tenha instalado o Java no meu Ubuntu, existem muitos outros softwares que precisam dele para rodar corretamente, então é sempre bom tê-lo instalado na máquina.