quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O ínicio da batalha de consoles...

No final do mês passado foram lançados os consoles de vídeo game next-gen (jeito que os "antenados" inventaram para se referir a tudo que seja de uma "nova geração"), ou seja o famigerado PlayStation 4 (oh, mai God, is a plaisteitium foooooouuuuurrrrrrr!) e o controverso XboxOne.


É claro que os fanboys de plantão já estão usando tudo quanto é argumento furado para puxar saco de sua empresa favorita... Coisa que eu realmente não entendo... (se pelo menos fossem acionistas ou investidores e ganhassem algo com o sucesso da empresa eu até entenderia, mas fazer isso só por babaquice, realmente não faz sentido...)



Mas analisando essa "guerra dos consoles", vou apenas dar um parecer e ressaltar algumas coisas.



Lembro que antes mesmo dos consoles serem lançados, já tinha um monte de gente (principalmente os tais "vloggers" de games da internet) declarando e comemorando a vitória antecipada da Sony e alguns até profetizando a falência da divisão de games da Microsoft... Bom o fato é que isso


 É claro que o controverso caso da conexão permanente com a internet e a trava para jogos usados denegriram um pouco a imagem do One, porém, ao se tocar da burrada que fez, a Microsoft voltou atrás e as cancelou.


Uma curiosidade sobre a trava para games usados (que dificilmente você verá um sonysta admitir) é que quem teve essa ideia originalmente foi a Sony, enquanto trabalhava no protótipo do PS4; e, provavelmente, a Microsoft copiou a ideia deles... Independente disso, a empresa do Bill percebeu que não daria certo e a cancelou também, então não teria mais motivos para reclamar não é mesmo? É claro que não.




Fanboy é fanboy, e fanboy é babaca! Eles sempre buscam algo para reclamar e arrumar confusãozinha... Os sonystas então começaram a reclamar do One, pois segundo eles este console teria funções demais, ou seja, eles queriam só um video-game, e a Microsoft tentava empurrar neles um aparelho com trocentas outras funções e que o P$4 sim que seria um verdadeiro video-game...


Outra curiosidade digna de comentar, é que quem começou com essa história de acrescentar outras funções ao video game além dos próprios games foi... exatamente, a Sony. Se voltar a alguns anos atrás, qualquer um verá comerciais abusando do argumento de que o Playstation 2 não era mais "apenas" um video-game, pois além dos jogos também se podia assistir filmes em DVD, ouvir CDs de músicas e sei lá mais o quê... E na época os sonystas estavam gritando aos quatro ventos a superioridade de seu aparelho por ele contar com essas "funções extras".



Cara de um, focinho do outro, não acham?

Mas deixando de lado o quanto os babacas fanboys proclamaram a vitória do PS4 antes mesmo do lançamento, vamos analisar agora, depois do lançamento dos consoles. Vamos dar uma olhada no primeiro round da "batalha de consoles".


O fato é que o One está vendendo mais, está mostrando uma campanha de marketing muito mais chamativa e é claro, temos os jogos.


Considerando apenas os exclusivos (já que os multiplataformas foram lançados para ambos os consoles e quase não tem diferenças), ao contrário do que os sonystas afirmavam, o novo Xbox está dando um banho no concorrente.


Basta observar seus principais exclusivos, ou seja, o tal Rise: Son of Rome, Forza 5 e o Dead Rising 3, mais que excelentes jogos, enquanto que o novo pleisteitiú, tão elogiado antes do lançamento, apenas mostrou uma tosquera sem tamanho que chamaram de Knack (mas uma vez mostrando que a Sony não sabe fazer jogos infantis) e o tal novo KillZone (embora a visibilidade desta série nunca foi realmente boa, ou seja, é um lançamento só para os que já são fãs da série).


Ou seja, o conflito entre os dois consoles pode ser ilustrado pelo conhecido vídeo abaixo (o PS4 é o capoeirista, pra quem não percebeu). Não adianta ficar se exibindo e cantando vitória antes da luta se na hora H mesmo beija a lona logo no primeiro soco...





É claro que os sonystas insistem em reclamar sua "vitória" com a velha alegação de "meu RRárduer é mais poderoso" (considerando inclusive que a maioria deles nem sabe o que significa, na prática, os tais GHz do processador, que diferença faz, ou se realmente faz alguma diferença, a memória ser DDR5 ou DDR3 e todos os outras especificações que ficam discutindo, achando apenas que ter um número maior significa que é melhor), mas outra coisa que também se pode observar sobre "hardware poderoso" são os seguintes detalhes:


  1. O PS2 tinha o hardware mais fraco que o Xbox original e até mesmo que o GameCube da Nintendo, mas mesmo assim fora considerado melhor.
  2. O PS3 também tinha o "hardware mais poderoso", mas a maioria dos jogos rodavam melhor no 360...

Logo, melhor potência não pode ser considerado sinonimo de melhor desempenho...
Mas o fato é que daqui a pouco a Sony apela para o lançamento de mais um Gu dof Uár e se alavanca um pouco. Afinal foi isso que fez com o PS3 (praticamente todo mundo que conheço que tem um PS3 já me confessou que só comprou esse console por causa deste jogo) e com certeza vai voltar a fazer (de fato, a sony se mostra tão dependente de Kratos ultimamente que até a bostinha do Knack as vezes parece ser só uma tentativa de fazer um Gu dof Uár infantil...).


Esperar para ver como se segue né...