terça-feira, 9 de julho de 2013

Mas o que diabos foi essa Revolução Constitucionalista!?

Hoje é feriado (bem pelo menos no estado de São Paulo), e é isso que importa, mas já que estamos "comemorando", acho que seria bom saber o que foi essa tal de Revolução Constitucionalista.


Bem, primeiro acho que faz sentido saber porque 9 de julho só é feriado em São Paulo. E isto é simples, é por que a Revolução Constitucionalista de 1932 foi um evento histórico de nossa história nacional no qual foram só os brasileiros deste estado que fizeram alguma coisa (até por que tudo começou por culpa deles também), embora, de certa forma, todo o país se beneficiou com isto (dependendo do ponto de vista, é claro...)


Porém para se entender o que foi essa tralha ai, primeiro se deve entender outros dois eventos de nossa história, a chamada República do Café-com-Leite e a Era Vargas.



1º A República do café-com-leite



Primeiro temos que lembrar que estamos no Brasil, e pouco depois que este adorável território se tornou uma República, a corrupção já tomou conta dele (para quem não sabe muito da epopeia que foi a Proclamação da  República, clique aqui e aumente sua cultura), assim os mais ricos logo tomaram o poder e não queriam mais largar. Assim os políticos dos dois estados mais ricos na época, ou seja, São Paulo e Minas Gerais, tomaram conta do país. A partir do ano de 1894 (ou seja, só 5 anos depois do nobre ato do marechal Deodoro), passou-se a alternar na presidência da República dos Estados Unidos do Brasil um representante de cada um dos dois estado (ou seja, era um presidente paulista e depois um mineiro, e assim sucessivamente).



Acho que vale comentar que na época o Brasil era paga-pau dos E, U e A (exatamente como hoje, ou talvez até pior...), e o sistema republicano que eles impuseram instauraram aqui era baseado no americano, ou seja de eleições indiretas, ou seja, o presidente não era escolhido pelo povo (como se hoje isso realmente ocorresse...), mas por "representantes" de cada estado da "União", com cada estado tendo direito a um voto (assim era mais fácil manipular os resultados).



Logo não é difícil perceber porque os representantes dos dois estados mais ricos eram sempre os que venciam né... Vale ressaltar também que o principal produto comercializado pelo estado de São Paulo na época era o café e a economia de Minas Gerais era dominada pela pecuária (ou seja a criação de vacas, logo, produção de leite), por isso, com o tempo surgiu a expressão "república do café-com-leite". 



 2º A era Vargas



Olha o Getúlio na nota de dólar Cruzeiro (precisa falar que o Brasil pagava uma pros E, U e A?)

Bom, a republica do café-com-leite estava seguindo numa boa, até que em 1930, o então presidente Washington Luís, que era paulista, ao invés de continuar com a maracutaia e indicar como seu sucessor um mineiro (que coincidentemente e por mera cortesia do destino seria quem ganharia a eleição...) ele indicou o também paulista Júlio Prestes, e ai que a coisa desandou...


Os Mineiros do congresso que esperaram 4 longos anos para sentir o poder em suas mãos não aceitaram essa afronta e desrespeito, afinal eles já estavam manipulando a política do Brasil juntos a pelo menos umas três décadas, e agora São Paulo age de má fé deste jeito... Que lástima, não é... Não se encontra mais políticos corruptos confiáveis, não é mesmo...



Mas, continuando a história, os mineiros, desapontados com seus antigos aliados paulistas decidem então se unir aos gaúchos, que a um bom tempo já buscavam uma forma de ter uma maior representatividade no governo, e juntos, mineiros e gaúchos, lançam a presidência da república Getúlio Vargas! Que é humilhantemente derrotado nas eleições por 97% dos votos.


Só que a aliança mineira-gaúcha (ou o eixo BH-Porto Alegre rsrs) não seria derrotada tão fácil.


Para a sorte deles (¿؟⁇⁈⁉) o vice de Getúlio, um tal de João Pessoa que era governador da então Parahyba (não, não está errado, era assim mesmo que escrevia antigamente...),  foi assassinado. É claro que o ocorrido não tinha nada a ver com a eleição, o que aconteceu foi que o governador cabra-da-peste resolveu criar um imposto lá no seu estadinho e isso desgostou os ricaços do lugar, que viram seus lucros diminuírem, então mandaram apagar o camarada... Mas isso não importava, os apoiadores de Getúlio Vargas usaram o incidente contra o presidente Washington e seu sucessor.


Assim em outubro de 1930, antes que o presidente Washington entregasse seu cargo a seu sucessor "democraticamente" eleito, ocorre a Revolução liderada por políticos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, que, em cerca de 21 dias, culmina com um golpe militar que destituí o presidente eleito e entrega o poder a Getúlio Vargas! E este por sua vez instaura uma ditadura em nosso Brasil guaranil, abolindo a atual constituição, instaurando uma nova, exilando (leia-se expulsando do país) seus rivais políticos, fechando jornais que não lhe apoiavam, diminuindo a autonomia politica dos estados e estas coisas...  estava iniciada a Era Vargas.



Por fim, a tal Revolução




Bem, cerca de dois anos depois da posse de Vargas, ou seja, em 1932, os paulistas não estavam nada felizes por terem sido derrotados (e eles também acusavam o Getúlio de menosprezar o estado de São Paulo, de não deixar o estado ser governado por paulistas e todo esse blá-blá-blá de perdedor que não quer admitir que está putinho por que perdeu...). E então eles resolveram se insubordinar também.




Desde que o "governo provisório" de Vargas havia assumido, os paulistas reclamavam com ele já que Getúlio não parecia tão interessado nas questões paulistas quanto o tal de Julius Prestes (o candidato eleito democraticamente nas eleições manipuladas, que por coincidência era paulista) provavelmente estaria. Porém eles não fizeram muitas coisas além de algumas paseadas reclamando, bebendo, fumando, balançando cartazes, xingando, vomitando, não fazendo a menor ideia do que estavam fazendo e coisas do tipo. Como sempre, os estudantes filhinhos de papai das faculdades, que não fazem nada da vida mesmo e tem muito tempo livre eram os principais participantes destes protestos (embora eles, assim como os estudantes de hoje, só participavam destas coisas mesmo para matar aula, dar uma de cult, se drogar e bancar o bad boy para alguma vadia...).


Até que em um destes protestos aconteceu o que eles queriam, os soldados mandados pelo "governo ditatorial" para controlar o protesto mataram cindo dos vagabundos estudantes que participavam da parada gay passeada. Esses caras aí se tinham como nomes os seguintes (olha só que nomes lindos para vocễ botar nos seus futuros filhinhos):

  • Mário Martins de Almeida;
  • Euclides Bueno Miragaia;
  • Dráusio Marcontes de Souza;
  • Antônio Américo Camargo ;
  • Orlando de Oliveira Alvarenga.


Cartaz da época com o tal MMDC
Foi então que se formou um grupo contrário ao governo que se denominou MMDCA (que é formado pegando iniciais de sobrenomes de cada um dos jovens mortos, embora na verdade era só MMDC, o Alvarenga só entrou no clubinho mais tarde, mas foi morto no mesmo dia dos demais) o qual começou a realmente encher o saco do governo. Assim partidos políticos e pessoas ricas que não tinham muito o que fazer uniram forças para buscar que São Paulo voltasse a ser considerado mais importante que os outros estados brasileiros e passasse a ser o manda-chuva da nação. E eles começaram a planejar um novo golpe que tiraria Getúlio Vargas do poder e criaria uma nova Constituição, a qual se adequasse melhor aos seus interesses.



Em 9 de julho, os paulistas, acreditando que os demais estados o apoiariam (é, afinal por que os outros estados não iriam querer ser considerados inferiores e se submeterem aos interesses paulistas...), pegaram em armas e começaram o movimento revolucionário contra o governo. Um tal de Pedro de Toledo foi proclamado governador de São Paulo e considerado o comandante da "revolução". Logo começaram a recrutar voluntários pelo estado para "lutarem contra  a ditadura"... E é claro que os maçons estavam por trás de tudo isso, como de todos os fatos da história brasileira...


Porém os paulistas se deram mal... Ao contrário do que pensavam, os outros estados não os apoiaram, com exceção do sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul, sim na época era tudo uma merda), que se declarou um novo estado chamado Maracaju... Mas eles não ajudaram muito, afinal lá não tinha muito mais do que mato mesmo...



Não é preciso dizer que o governo nacional tinha um exercito maior e muito melhor equipado do que o "exército constitucionalista". Praticamente para cada soldado rebelde paulistas tinha 2 soldados e ½ fieis ao governo. Além disso o governo nacional tinha aviões que bombardearam algumas cidades paulistas. Daí é só imaginar os tropas paulistas e alguns mato-grossenses querendo lutar contra todo o resto do Brasil...


Pedro de Toleto e o general Bertoldo Klinger (não, não tem nada a ver com o kinder ovo e nem com os klingon's) lideram os paulistas lutando nos fronts do vale do Paraíba e do Sul e do Leste do estado... Eles até improvisaram alguns carros (e até um trem!) blindados... mas qual é; é claro que eles perderam!



Mas foi engraçado alguns pontos do conflito. Por exemplo: Como São Paulo não conseguia adquirir armas do exterior (ele até tentou mas a Marinha do Brasil confiscou rsrs) eles tentaram desenvolver as próprias e enquanto testavam um canhão só conseguiram matar um de seus próprios comandantes; São Paulo também criou uma moeda própria, a qual foi falsificada pelo governo nacional e distribuída na capital para desestabilizar a economia do estado e quanto a munição deles começou a acabar, eles criaram um instrumento (chamado "matraca") que imitava o som de uma metralhadora para tentar enganar o inimigo de que ainda estavam atirando... Tipica coisa do Brasil né...

Alguns dos blindados desenvolvidos na época... Observe nas fotos e encontre Santos Dumont e Hitler


Também teve um caipira agricultor chamado Paulo Virgínio que foi morto pelas tropas fiel ao governo por que não revelou onde as "forças constitucionalistas" estavam escondidas. Segundo contam ele foi obrigado a cavar a própria cova antes de ser morto e enquanto cavava ele disse: "Eu morro, mas São Paulo vence!", bem ele só estava meio certo...


O conflito conseguiu se estender por cerca de 3 meses, até que em 2 de outubro os paulistas finalmente se tocaram que São Paulo estava um lixo (a economia estava falindo, munição e provisões acabando, mais de 2000 pessoas já haviam morrido e as tropas do governo já tinham dominado quase todo o interior do estado e pareciam estar se preparando para ocupar a capital) e se renderam antes que alguém ric... antes que alguém importan... ah, quer dizer, que mais alguém perdesse a vida ou se machucasse.


Bom após o final do conflito, os lideres do movimento revolucionário são exilados, tropas gaúchas ocupam a capital do Estado e um gaúcho é nomeado governador de São Paulo.


 Tá agora resumindo:


Os paulistas estavam envolvidos numa maracutaia com os mineiros para só eles mandarem no Brasil, daí os paulistas quiseram mandar no país sozinhos e traíram seus companheiros mineiros, fazendo a sua própria maracutaia eleitoral.

Os mineiros se uniram aos gaúchos e nordestinos e tesouraram os paulistas, que apesar de terem feito exactamente a mesma coisa, não aceitaram ter seus planos de dominação nacional frustrados; se rebelaram contra o governo, mas eles levaram a pior, saíram como perdedores, tiveram que se render, e ai Getúlio foi um dos melhores presidentes que o Brasil já teve e hoje querem que você considere estes perdedores de 1932 como heróis...




Mas o importante é que é feriado!
E isto é o Brasil!